Investir em tecnologias, como computação empresarial, é vital — como nunca antes — para manter o negócio, independentemente do tamanho, segmento ou capacidade financeira das organizações.

Mais do que modismo, ou ser uma empresa descolada, ter uma infraestrutura tecnológica adequada é um pilar fundamental para a implementação das melhores práticas de gestão e para o aumento da produtividade. Isso afeta a eficiência e o desempenho das equipes, fatores que podem ser preservados ou ampliados com boas soluções de infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI).

O “universo” de possibilidades que existe para prover uma infraestrutura tecnológica corporativa adequada é imenso. Em função de tamanho, demandas, linhas de negócios e atuação, cada organização poderá “montar” sua infraestrutura adequada.

A seguir, separamos alguns dos principais pontos que devem ser considerados no planejamento de uma estrutura de TI adequada.

Softwares

  • soluções de negócios — Enterprise Resource Planning (ERP), ou sistema de planejamento de recursos empresariais, com módulos para áreas da empresa; electronic procurement (E-Procurement), que automatiza etapas do processo de compras; Customer Relationship Management (CRM), ou solução de gestão de relacionamento com o cliente;
  • sistemas e banco de dados;
  • cibersegurança dos dados e informações da empresa;
  • soluções de armazenamento e backup;
  • ferramentas de colaboração e produtividade — e-mail corporativo, soluções de comunicação interna, como mensageiros instantâneos (Skype, por exemplo).

Hardware

  • equipamentos para mobilidade — notebooks, tablets, smartphones;
  • desktops;
  • workstation;
  • servidores;
  • Storage, Unidades de Armazenamento;
  • dispositivos de backup;
  • dispositivos de rede;
  • dispositivos de rede;
  • impressoras, copiadoras e multifuncionais.

Qual é a melhor opção para a computação empresarial: desktop, notebook ou workstation?

No mercado existem muitas marcas, fabricantes e opções de equipamentos para uso no ambiente corporativo. O que para muitos parece algo simples, na maioria das vezes é motivo de muitas dúvidas por parte das equipes de TI: qual tipo de equipamento devo adquirir para minha equipe? Qual é recomendado para as atividades de TI? É melhor workstation, notebook ou desktop?

Antes de tomar uma decisão, é importante avaliar as necessidades do seu negócio e de sua equipe.

Os tipos de equipamentos

Notebooks

Com o avanço das tecnologias e o aumenta da disponibilidade de acesso na maior parte dos lugares, a MOBILIDADE passou a ser objeto de análise por parte das organizações.

Empresas com times de vendas externos — que têm a necessidade de deslocamentos aos clientes e de viagens constantes —, ou mesmo que ofereçam flexibilidade para home office consideram fortemente as opções de notebooks.

Um ponto de partida é separar o “joio do trigo”, ou seja, equipamentos de uso corporativo e de uso doméstico. Mesmo para o profissional que fica remoto a maior parte do tempo em relação a empresa, é importante entender que o seu equipamento é de uso profissional, com uma “jornada” corporativa, inclusive, estando sujeito às vezes a condições de maior risco.

É importante que o notebook seja adequado para atividades profissionais. Isso porque suas diferenças, em relação aos modelos domésticos, envolvem durabilidade e performance, pois os de uso corporativo são mais potentes, mais robustos, resistentes e desenvolvidos para suportar longas cargas de trabalho e o uso de aplicações empresariais.

Algumas linhas de notebooks corporativos — de diversos fabricantes — são submetidas a testes de resistência de nível militar, a situações de suporte a desastres, quedas e exposição a condições extremamente desfavoráveis.

Desktops

Os desktops apresentam flexibilidade e adaptabilidade, além de terem inúmeras vantagens em relação aos dispositivos de mobilidade. Veja algumas:

  • são recomendados para equipes que basicamente ficarão internas;
  • dão a possibilidade de haver vários turnos de funcionários utilizando o mesmo equipamento;
  • custos de aquisição atrativos;
  • maior flexibilidade de configurações;
  • e, principalmente, o custo de expansão (upgrades) é consideravelmente mais baixo.

Workstations

Se você quer desempenho e eficiência, a melhor opção são os workstations. Esses dispositivos são robustos, modulares e contam com configurações avançadas.

Eles são recomendados para empresas que trabalham com desenvolvimento de softwares, arquitetura e engenharia, computação gráfica, entre outras atividades que demandam grande capacidade de processamento.

A TED Consulting

A TED Consulting é um VAR Lenovo. Nossa equipe, alinhada ao time da Lenovo, busca desenvolver ofertar dimensionadas adequadamente à realidade de cada cliente.

Nosso foco é o atendimento às empresas e, assim, trabalhamos exclusivamente com ofertas de equipamentos das linhas corporativas da Lenovo. O modelo de atendimento é relacional e cada cliente é tratado como único, com suas particularidades e objetivos diferenciados.

Atendemos consultivamente organizações de todos os portes, tanto do segmento público quanto do privado. Estamos aptos e certificados pelos nossos parceiros para desenvolver projetos que vão desde os dispositivos de entrada até data center e Cloud Computing (Computação em Nuvem).

O grande desafio da TED Consulting é manter todo o valor que o atendimento tradicional proporciona, porém integrado à nova realidade digital dos processos de aquisição. Nosso objetivo é “Entender, Simplificar e Transformar o fornecimento de infraestrutura de TI para melhorar os resultados de nossos clientes”.

Como a TED Consulting ajuda no processo de escolha?

Durante o processo de escolha dos equipamentos para as empresas, a TED Consulting disponibiliza especialistas para apoiar as equipes de TI de seus clientes.

Esses profissionais atuam em conjunto, o que possibilita a apresentação de soluções confiáveis e robustas para cada tipo e porte de negócio. O alinhamento com a capacidade de investimento disponível e a expectativa de cada empresa em melhorar seus resultados através do projeto de aquisição de equipamentos para sua computação organizacional.

Investir em tecnologias é importante para a sobrevivência e para o crescimento da empresa. Contudo, isso deve ser feito com planejamento, para que a escolha entre os dispositivos e softwares seja a mais adequada possível.

Se você tiver dúvidas na hora de implementar novas tecnologias no seu negócio, avise nossa equipe para que possamos ajudá-lo. Para isso, entre em contato com um de nossos especialistas por meio de um de nossos canais de comunicação!