Podemos dizer que cloud computing — ou computação em nuvem — é o futuro da Tecnologia da Informação (TI). Acessar, operar e gerenciar via internet um conjunto de recursos (infraestrutura, plataformas e aplicações) com um mínimo de estrutura é a sua grande premissa.

Empresas e organizações o utilizam para obter maior escalabilidade em seus negócios, simplificando processos e reduzindo custos com infraestrutura.

A computação em nuvem também permite maior velocidade, estabilidade e segurança para aplicações e dados: grandes players do mercado, como Amazon, Google e IBM apostam na sua oferta para variados níveis de usuários.

Se você quer entender um pouco mais sobre como o cloud computing está presente no dia-a-dia das pessoas e, principalmente, atua para o crescimento de empresas, continue a leitura.

Você usa cloud computing diariamente

Se você usa e-mail, a computação em nuvem já faz parte da sua vida. Se tem perfil nas redes sociais, também. Até mesmo o fato de estar lendo este texto (que está hospedado em um servidor virtual da TED), só é possível graças à existência do cloud computing.

Diversas empresas o utilizam para otimizar seus processos e facilitar a experiência dos seus clientes.

A CEMIG — concessionária de energia do Estado de Minas Gerais — implantou recentemente um sistema de leitura dos relógios de consumo de energia no qual o profissional leiturista imprime instantaneamente a conta de luz do usuário e já o deixa na sua caixa de correio.

Essa facilidade só é possível por causa da existência da computação em nuvem. O que antes exigia da CEMIG o registro e processamento dos dados de leitura para posterior impressão da conta de luz e postagem nos correios, hoje é feito na hora, por um dispositivo móvel conectado à internet.

E esse é apenas um pequeno exemplo do potencial do cloud computing. Ao redor do mundo, inúmeras iniciativas que o envolvem estão em curso, e boa parte delas tem como finalidade reduzir custos e facilitar a logística de empresas, cmo no exemplo acima.

O cloud computing vai crescer ainda mais

Ele ainda tem muito para ser explorado por pessoas e empresas. Com a popularização dos dispositivos móveis e da Internet das Coisas, incontáveis opções se abrem e antigos desafios são superados muito mais facilmente.

Outro ótimo exemplo da aplicação do cloud computing é para instituições de ensino.

Os sistemas de matrículas nunca estiveram tão automatizados. O que antes exigia uma papelada e uma infinidade de processos — de armazenamento em almoxarifados, consultas difíceis a esses documentos e, muitas vezes, perda de dados — hoje é feito facilmente via internet, muitas vezes pelo próprio aluno.

A gestão financeira, os procedimentos-padrão de Secretarias, o controle de acesso de alunos, professores e funcionários, as ações de marketing e vendas, tudo está mais fácil, mais barato e em constante evolução graças ao cloud computing.

O cloud computing é a base da Inteligência Artificial

Você provavelmente já ouviu falar do crescimento da inteligência artificial, certo? As grandes empresas de tecnologia que criam e mantêm sistemas de computação em nuvem tiram proveito da quantidade abundante de dados estruturados —também conhecido como Big Data — para desenvolverem algoritmos que aprendem com esses dados e auxiliam na solução de problemas e tomada de decisões.

Ter dados em grande quantidade e fáceis de acessar e processar abre terreno para recursos variados, alguns deles já disponíveis para o nosso uso no dia a dia.

O sistema de navegação territorial Waze, ou o sistema de armazenamento de fotos em nuvem que as organiza automaticamente com base em reconhecimento facial e do contexto de cada foto são exemplos já disponíveis de inteligência artificial para uso, sendo boa parte sem custo.

Como você pode melhorar a sua empresa com cloud computing

Sua empresa, independentemente do tamanho, pode tirar mais proveito do cloud computing em soluções que reduzem custos, melhoram processos e até a qualidade do seu produto ou serviço.

Veja abaixo alguns exemplos do que é possível fazer com ele:

  • organizar sistemas inteligentes de backup e organização de arquivos;
  • aumentar a segurança com sistemas web de controle de acesso e registros de imagens;
  • melhorar o atendimento com sistemas automáticos de tíquetes e protocolos;
  • reduzir custos com terminais automáticos de pagamento;
  • reduzir custos com hardware, adquirindo equipamentos mais simples e hospedando as aplicações como ERP em nuvem;
  • melhorar a comunicação com clientes e fornecedores, automatizando e-mails, SMS e outros pontos de contato;
  • melhorar a gestão interna com dashboards instantâneos

Se você está à frente de algum empreendimento, tem necessidade de usar o cloud computing para otimizar seus processos, mas não sabe exatamente como, a TED Consulting podemos te ajudar.

Entre em contato com a gente. Quem sabe uma boa conversa não ajude você a vislumbrar uma solução para o seu negócio?