pic

Computação Empresarial

 Com o avanço das tecnologias hoje é possível escolher o dispositivo ideal para a utilização em cada escritório, em cada empresa.  A TED Consulting possui um amplo portifólio de soluções capazes de atender a todo o tipo de demandas de empresas de todos os portes e setores.

Com parceria sólida com os principais fabricantes da indústria de computação empresarial nossa equipe está preparada para ajudar no dimensionamento de soluções desde a fase inicial até a implementação e pós-vendas dos projetos. Uma aquisição bem planejada pode representar uma economia significativa de recursos e um efetivo retorno para o cliente ao ter suas demandas atendidas.

Durante muito tempo comprou-se devices para escritórios baseado praticamente em três perfis de equipamentos: básico, médio e avançado.  Hoje, com o avanço da tecnologia, ampla disponibilidade de configurações e com organizações com perfis cada vez mais heterogêneo de usuários faz-se necessário um profundo entendimento do ambiente de trabalho e para quais fins os equipamentos serão utilizados.           

Na maioria dos casos percebemos organizações dimensionando equipamentos ainda nas referencias tradicionais e inviabilizando projetos em função do mal dimensionamento de custos.  O que pode parecer um equipamento básico pode ser capaz de atender a maior parte dos serviços de computação de um escritório, da mesma forma que um equipamento avançado pode não atender um serviço básico em função de alguma especificidade.

Clique no ícone para ir até o box desejado

Desktops

Um projeto de aquisição de microcomputadores pode parecer uma simples atividade em uma empresa, mas, com certeza, é um momento de muita pressão para a equipe e gestores envolvidos.  Como dimensionar os equipamentos corretamente? A empresa espera que sejam adquiridos os melhores equipamentos do mercado pelo menor preço. E aí, normalmente, começam os problemas. O usuário está acostumado a preços das redes de lojas que possuem como público alvo os chamados “usuários domésticos”. O gestor sabe que precisa de equipamentos mais robustos porém não consegue demonstrar as reais diferenças entre os tipos de equipamentos pois suas configurações são similares.  O que fazer?

A TED Consulting possui sua atuação voltada exclusivamente para o mercado corporativo. Possuímos equipe especializada que irá ajudar a sua empresa desde o momento em que perceber a necessidade de aquisição de desktops até a conclusão do processo de aquisição.  Nossos especialistas em parceria com os fabricantes estão preparados para apresentar soluções robustas e confiáveis para cada tipo e porte de empresa, alinhados com a expectativa e capacidade investimento disponível para o projeto.

  • Porque adquirir um computador corporativo?

    Essa pergunta surge desde o primeiro instante quando trata-se de aquisição/substituição de desktops.  Normalmente a TI entende que há uma enorme diferença entre o equipamento para uso corporativo e aquele para uso doméstico. Contudo, a maior da empresa não percebe essas diferenças pois recebe diariamente ofertas pela internet, propaganda de varejistas, etc, e acaba tendo um cenário distorcido.

    È importante entender que os computadores corporativos são planejados e desenvolvidos observando a aplicabilidade e o ambiente provável em um escritório.  Consideram-se aspectos como adequação ao espaço, consumo de energia, versatilidade, desempenho, utilização, aplicações etc. São equipamentos dimensionados para índices elevados de utilização (em função de jornadas de trabalho), cargas de processamento elevadas, aplicações corporativas e gráficas que não encontraremos normalmente num ambiente doméstico.

  • 1- Definindo o perfil do Desktop

    Definir o perfil de utilização é fundamental para não comprometer o custo de aquisição do equipamento.  Entender a carga de trabalho a que o equipamento estará submetido, os serviços a serem realizados (aplicações locais ou web, por exemplo), local e espaço para instalação do equipamento (influencia no tamanho do gabinete), necessidade de armazenamento local ou descentralizado, softwares necessários (licenças de software adquiridas com o equipamento possuem menor custo), determinar quando tempo um equipamento pode ficar eventualmente parado em caso de algum defeito etc

  • 2 - Definindo o gabinete do Desktop

    Definir o tamanho/formato do equipamente parte da premissa do espeço destinado a utilização do computador.  Existem organizações onde há limitações rígidas em relação ao espaço disponível então é – em alguns casos – um requisito determinante na elaboração da configuração.  Além da questão de espaço o tamamnho do gabinete influencia em outros aspectos do equipamento principalmente nas possibildiades de expansões (up-grades). Desta forma, é importante ter esses aspectos em consideração ao definir o tamanho/formato do desktop a ser adquirido.

  • 3 - Definindo componentes e recursos a serem priorizados

    Definido o perfil do usuário/equipamento deve-se buscar as configurações que atendam as expectativas da empresa.  Com certeza, os principais itens de uma configuração – que impactam no valor do equipamento – são:

    • Processador: Entendida a carga de processamento a que o equipamento será submetido deve-se buscar o processador recomendado por cada fabricante.  Neste caso, nem sempre o processador nominalmente mais potente será o adequado;
    • Memória:  Item importante, fundamental, na definição da configuração.  Deve-se estar atendo ao que o equipamento estará destinado. Deve-se verificar os requisitos mínimos de Sistemas Operacionais e eventuais aplicações que serão instaladas no equipamento.  Além disso, verificar se a configuração do equipamento permite a expansão futura de memória apenas instalando apenas módulos adicionais.
    • Armazenamento: Definir se há uma grande necessidade de armazenamento local (no próprio equipamento).  Em muitos casos verifica-se que não há tanta necessidade de espaço no HD porém com demanda para transações (entrega dos dados) mais rapidamente.
    • Garantia:  Definir o nível de proteção de investimento que a empresa deseja.  Por quanto tempo o fabricante disponibilizará garantia de partes e peças ao equipamento.
    • Nível de Serviços: É importante definir em quanto tempo o equipamento será reparado em caso de defeito e em que condições:  no local onde está instalado ou será levado até uma Assistência Técnica. Nossos parceiros possuem soluções direcionadas aos clientes corporativos que permitem soluções em definitivas em questão de horas.

  • 4 - A importância da eficiência energética

    Fundamental  avaliar a eficiência energética do equipamento.  No mundo corporativo onde energia – na enorme maioria dos casos – é um centro de custos importante a diferença de preços entre equipamentos com configurações similares pode estar justamente no fator de consumo de cada fonte de alimentação dos desktops.  Há casos em que a diferença nos custo final do produto (TCO) é superior a 20% em relação ao valor de aquisição considerando equipamentos com configurações similares. A TED Consulting possui uma equipe capacidade para simular diversos cenários relacionados ao consumo e custo de energia bem como a TCO de um projeto de aquisição de desktops.

Notebooks

A implementação de políticas de mobilidade nos negócios é cada vez mais uma puta recorrente nas organizações e suas áreas de TI.  A adoção deste modelo trás uma série de benefícios como redução de custos, aumento de produtividade, satisfação dos funcionários. Porém, não basta apenas “entregar um notebook” e tudo está resolvido.  Há uma necessidade de planejamento, políticas de segurança, procedimentos legais e tantos outros que garantam que a adoção deste modelo não implique em maiores dores de cabeças.

Atualmente os principais fabricantes da indústrias disponibilizam modelos corporativos com configurações para todos os perfis de usuários e empresas, de pequeno a grande porte, e com níveis de investimento diferenciado. A TED Consulting possui uma equipe especializada que poderá atende-los desde o momento em que perceberem esta necessidade até a compra e implementação dos equipamentos.  Além disso, disponibilizamos – através de nossos parceiros – um portifólio robusto de soluções financeiras que ajudarão a conciliar os objetivos tecnológicos da empresa a sua capacidade de investimento.

Definir a configuração de um notebook é simples porém requer uma atenção especial em relação a alguns pontos.  Primeiro destacamos que diferentemente dos desktops ao optar por um notebook as possibilidades de expansões futuras são amis restritas e também mais onerosas.  Por isso, é fundamental o dimensionamento adequado do equipamento considerando o perfil de cada usuário e a utilização dos equipamentos.

É fundamental que as empresas optem por equipamento das famílias corporativas. Estes são dimensionados para uma maior resistência e, na maioria dos casos – são submetidos a testes que envolvem acidentes recorrentes em ambientes de trabalho.  A durabilidade é um fator fundamental e por isso seus componentes e sua estruturas são dimensionados considerando longas jornadas de trabalho, manuseio em ambientes hostis e também recursos adicionais como durabilidade de bateria, peso, espessura e tamanho.

Destacamos alguns pontos que merecem atenção durante a escolha do modelo a ser adquirido:

  • Praticidade

    Entender o perfil da força de trabalho que usará o equipamento é fundamental.  Se a maior parte do tempo o usuário estará fora do escritório faz sentido que o equipamento possua baterias de maior duração e seja mais leve.  A TED Consulting – através de suas parcerias – possui um portfólio amplo de equipamentos desde leves e ultra-finos até aqueles que são verdadeiras workstations móveis.

  • Segurança

    O tema segurança domina a lista de preocupações das áreas de TI e com dispositivos móveis esse fato aumenta ainda mais.  Ali estão informações relevantes para o negócio. Dependendo do perfil de usuário informações vitais, estratégias, contratos estarão sendo armazenadas e não pode-se correr o risco de extraviarem ou caírem em mãos erradas.

    Os fabricantes disponibilizam vários recursos para garantir a integridades de dados e informações que estejam armazenadas nos notebooks. Além disso, é importante que a empresa tenha uma política de segurança específica para esses devices e sobre os dados serão transmitidos para evitar brechas que permitam que a segurança do ambiente de TI seja comprometida;

  • Garantia e Nível de Serviços

    Pressupõem-se que quem usa um notebook esteja remoto uma parte significativa de sua jornada de trabalho. Além disso, o manuseio externo, transporte, exposição ao risco de acidentes (derramamento de líquidos, por exemplo) é maior do que ao usuário de um desktop.  

    Desta forma, é importante ficar atento ao tipo de garantia e tempo de solução de problema oferecido ao usuário. Nossos parceiros disponibilizam uma série de soluções de garantia que permitem o atendimento no local onde estiver o usuário do notebook, tempo de solução imediato, garantias contra danos acidentais etc.  Avaliar e encontrar a garantia adequada ao perfil do usuário garantirá um longo ciclo de vida ao equipamento.

Workstations

As workstations são computadores mais robustos, modulares, de alto desempenho e normalmente com configurações mais avançadas para utilizações de aplicações específicas.  Encontramos muitos destes equipamentos principalmente nas áreas de desenvolvimento de software, empresas dos setores médicos, mídia e entretenimento, arquitetura, engenharia, construção civil, atividades de computação gráfica e cálculos, enfim, empresas que utilizam aplicações que demandem alta capacidade de processamento de cálculos e gráficos complexos.

As workstations apesar de serem similares aos desktops possuem uma arquitetura bastante superior aos mesmos.  Possuem capacidade de processamento, memória, armazenamento superiores aos desktops. Possuem compatibilidade com as principais placas gráficas de mercado, placas específicas para determinadas aplicações e que são testadas e homologadas nestes equipamentos.

A durabilidade destes equipamentos é um diferencial.  Sua arquitetura segue parâmetros utilizados para equipamentos de missão crítica – como servidores, por exemplo – utilizando, na maioria dos casos processadores de servidores nos diversos modelos disponíveis.  São equipamentos dimensionados para uma atuação em alta performance 24 horas por dia, durante 7 dias por semana.

Top
WhatsApp Converse com um especialista